Convivência escolar
As regras de convivência são organizadas a partir de três eixos RESPEITO – RESPONSABILIDADE – SOLIDARIEDADE.
O público alvo é a comunidade escolar (ALUNOS –ESCOLA – COMUNIDADE)
Considerando o colégio um espaço público, o coletivo predomina sobre o individual. Em face disso, deverão ser obedecidas e cumpridas as seguintes regras:
Considerando o colégio um espaço público, o coletivo predomina sobre o individual. Em face disso, deverão ser obedecidas e cumpridas as seguintes regras:
Respeito:
Observar o respeito aos bons costumes dentre estes as relações afetivas (por exemplo: relações de namoro e “ficantes”).
- Evitar brincadeiras de mau gosto.
- Respeitar as individualidades e a diversidade humana.
- Respeitar a Relação:
- Evitar brincadeiras de mau gosto.
- Respeitar as individualidades e a diversidade humana.
- Respeitar a Relação:
- professor / professora
- professor (a) / aluno (a)
- aluno (a) / aluno (a)
- toda a comunidade escolar.
- Tratar os colegas, professores e demais funcionários com solicitude, carinho e respeito.
- Respeitar a inviolabilidade dos pertences alheios (exemplo: pertences de colegas, professores, funcionários).
- Respeitar a integridade física (exemplo: agressão e violência).
- Respeitar a integridade moral (exemplo: não apelidar pejorativamente, outras ofensas e humilhações).
- Respeitar a liberdade do outro para perguntar, defender pontos de vista e considerar opiniões divergentes.
- Respeitar a inviolabilidade dos pertences alheios (exemplo: pertences de colegas, professores, funcionários).
- Respeitar a integridade física (exemplo: agressão e violência).
- Respeitar a integridade moral (exemplo: não apelidar pejorativamente, outras ofensas e humilhações).
- Respeitar a liberdade do outro para perguntar, defender pontos de vista e considerar opiniões divergentes.
FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO:
HORARIO DAS AULAS:
· O Horário de entrada nas aulas é das 19:00 as 22:00 horas. A pausa para o intervalo é das 20:30 as 20:45 horas. Das 18:00 as 19:00 horas, os professores estão no colégio, e as dependências da escola estão a disposição dos alunos. Toda chegada tardia deverá ser comunicada na secretaria do colégio. Os portões do colégio serão fechados as 19:20 e o aluno deverá chamar o vigilante para entrar.
· Durante o tempo do intervalo os alunos não poderão sair do colégio, pois os portões estarão fechados. Somente será possível sua saída com a permissão do coordenador ou auxiliar de ensino e posterior comunicação ao vigilante.
· A saída para os banheiros somente será permitida com a autorização do professor da classe.
· Os alunos poderão usufruir de todas as dependências do colégio: biblioteca, sala de informática e banheiros.
· Uso da sala informatiza: os alunos poderão utilizar a sala informatizada das 18:00 as 19:00 como material de apoio na pesquisa. Somente será permitido entrar na sala de informática com a presença do professor. Não será permitido o aluno permanecer na sala informatizada sem a presença do professor. Não será permitido o aluno acessar a sites de relacionamentos sem o consentimento do professor, e nunca acessar sites pornográficos.
Também não será permitido comer ou levar alimentos na sala de informática.
· Uso da Biblioteca: o uso da biblioteca será somente com a presença do professor. Das 18:00 as 19:00, o uso da biblioteca será permitido com a presença do professor. Também não será permitido comer ou levar alimentos na biblioteca. Após utilizar a biblioteca, os alunos deverão deixar os livros sobre a mesa. Em caso de levar o livro para casa o aluno deverá comunicar imediatamente ao professor.
Lixeira Azul: papel
Lixeira Vermelha: plástico
Lixeira Amarela: metal
Lixeira Verde: vidro
UTILIZAÇÃO DE RADIOS: é permitido o uso de rádios e celulares somente durante os intervalos das aulas. Durante as aulas e na saída aos banheiros não serão permitidos o uso de aparelhos celulares, rádios.
MEDIDAS DISCIPLINARES
O não cumprimento dos deveres e a incidência das faltas disciplinares poderão acarretar aos alunos as seguintes medidas disciplinares:
b) Comunicação escrita;
c) Suspensão temporária das atividades;
d) Transferência para outro estabelecimento de ensino.
AJUDE A PRESERVAR O PATRIMÔNIO DA ESCOLA.
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